sábado, 1 de outubro de 2011

Escrevendo poesia feito gente pequena - I

Fome de ler... alimento para escrever

Publicado por  baitasar

O Projeto Fome de Ler ( aqui ) trouxe para nossos alunos e alunas a oportunidade de conhecer o trabalho do Hermes Bernardi Júnior, autor de livros para crianças

E a partir da leitura do livro E um rinoceronte dobrado foram feitas poesias em sala de aula; as crianças construindo o seu livro de poesias.



Os alunos e as alunas da turma 51 (5ºano) pegaram o lápis e a folha de papel... guiados pela professora Nália se meteram na aventura maravilhosa de escrever.

O resultado desta aventurança estaremos publicando aqui no blog.



Nossa caixa 

Minha caixa tem um gato
mas é feio como um rato
gordo feito um porco
mia como um louco

Nessa caixa
tem gatinhos
de uma gata e um gato louco
miam, mamam à vontade
e vivem...
de verdade

A caixa é colorida
foi pintada com pincel e tinta
guarda coisas da minha vida
e com isso
não se brinca

Autores: Matheus Rech e Leonardo Edgar


Caixa de sapatos

Eu colocaria na caixa
um arco-íris cheio de ouro
um casaco de couro
e o chifre do touro

Um guardanapo dobrado
um rinoceronte abobado
um saquinho de beleza e o resto de tristeza
e um pouco de certeza

Guardaria um pé de abacate
o pirulito que bate bate
um desenho do coração
o presente do amigão
e a ração do gatão

Autora: Géssica Lacerda



Eu colocaria

Eu colocaria um corintiano
um pedaço de pano
e o boné do Luciano

Colocaria uma duquesa
Cadeira e mesa
Jacaré com a presa

Colocaria uma chuteira
Uma bonita chaleira
o jacaré de paletó
enfeite  da minha vó

Autor: Brian Matheus



O cachorro e meu irmão

Na minha caixa
 Eu colocaria
 meu irmão
para se livrar de confusão

Colocaria meus carrinhos
minha bola de futebol
meu estojo
e um caracol

Colocaria um pente
um ventilador
um dente
e um liquidificador

Colocaria um cachorro
para latir
e um gato
para sorrir

Autor: Nycholas

Tem mais...

Um comentário:

  1. Parabéns! As "Profes", os alunos e a escola estão de Parabéns!!! Ficaram lindas as poesias!
    Minha escola tbm irá receber o escritor Hermes Bernardi Jr, em Novembro! Estou trabalhando com o Livro Planeta Caiqueria! LINDO!
    Beijos cheio de saudade!!!!

    ResponderExcluir