quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Conhecendo o Tapete Mágico

Projeto Tapete Mágico - espaço de leituras

Publicado pelo baitasar

O escritor e ilustrador de literatura infantil e juvenil Hermes Bernardi Jr há alguns anos criou o projeto Tapete Mágico, com verba do Fumproarte, para circular por cidades do interior, levando a prática de leitura à praça pública.

Há três anos o projeto foi convidado pela CRL para integrar a Feira fora da Feira. Todos os anos contrata alguém para mediar leitura. Normalmente, contrata estagiários de biblioteconomia, pedagogia, letras e jornalismo. Bem, neste quarto ano do projeto junto à Feira do Livro de Porto Alegre quer mudar isto. Decidiu, depois de ir à Canoas, conhecer o Lenon, menino que faz um lindo trabalho de desenho, e perceber que podemos ser solidários ajudando a formar mediadores, criadores de LIJ e etc. E quer fazer isto com jovens que tenham interesse na área ou inclinação para a palavra e que, por vezes, não têm oportunidades na vida.
- Quem sabe a gente ajuda a dar um empurrãozinho?

Assim chegou o seu pedido:

- Gostaria que me indicassem de cada cidade, da comunidade escolar, dois jovens (meninos e meninas), dois adolescentes, maiores de 16 anos, que gostem de leitura e que possam trabalhar conosco nos três sábados da feira. 29/10, 05/11 e 12/11, das 12h às 17h.

Há um pró-labore para cada um comissários do Tapete Mágico, além de despesas de translado e alimentação (lanche no meio da tarde).

- Conto com vocês para me indicarem jovens que queiram mesmo se aproximar do mundo dos livros.

Além dos dias previstos, farão uma capacitação, na sexta-feira dia 28/10, o dia todo, no ambiente da Feira do Livro de POA. Será quando eles conhecerão o material que utilizarão, receberão a camiseta do projeto e conhecerão o acervo do Tapete Mágico, um conjunto de equipamentos que levam para praças e parques para leitura associada ao lazer. Quem trabalha no Tapete são os "comissários de bordo" que levam os "passageiros" para viajar nas asas da leitura. 

Têm um acervo de livros que disponibilizam para a comunidade que passeia pelo local, embaixo da sombra criadas pelas tendas que utilizam. No Feira fora da Feira terão público garantido, são transportados para comunidades de Porto Alegre com carro da Câmara de Vereadores e a comunidade já está previamente informada para comparecer. A montagem corre por conta dos comissários, que se denomina piloto da aeronave inspirada em As mil e uma noites.

- Conto com vossas ajudas, numa rede de solidariedade que pode contaminar com o vírus bom da leitura.

A Tatiana e o Lenon da turma 72, alunos do Bartô, estão participando deste projeto.

Estamos felizes!

Hermes Bernardi Jr na Escola Bartô

Nenhum comentário:

Postar um comentário