sexta-feira, 30 de setembro de 2011

o texto literário incorporado às práticas cotidianas da sala de aula

PROGRAMA DE LEITURA "FOME DE LER"

Publicado por baitasar

A literatura infanto-juvenil e a Fome de Ler

Autor adotado: Hermes Bernardi Júnior
Presidente AEILIJ - Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil
Escritor e Ilustrador de LIJ


Data: 27 de setembro de 2011
Horário: 9 horas

OBJETIVOS

Com o desenvolvimento do programa na Escola Bartolomeu de Gusmão, se teve como objetivo principal despertar o interesse nos alunos e nas alunas por ouvir histórias e manifestar sentimentos, experiências, idéias e opiniões. Que os alunos e alunas reajam com interesse por ler e ouvir a leitura especialmente dos textos do autor para que podermos preparar coletivamente diferentes atividades. Também, temos como objetivo que os alunos e alunas tomem emprestado os livros da obra do escritor adotado. Além disso, poder participar em situações de intercâmbio oral que requerem: ouvir com atenção, intervir sem sair do assunto tratado, formular e responder perguntas, explicar e ouvir explicações, manifestar e acolher opiniões, adequar as colocações às intervenções precedentes, propor temas.


JUSTIFICATIVA

Este Programa justifica-se pela importância do trabalho com o texto literário e que este esteja incorporado às práticas cotidianas da sala de aula, visto tratar-se de uma forma específica de conhecimento.


SOBRE O AUTOR CONVIDADO

Neste ano tivemos a honra de contar com a presença em nossa escola do escritor Hermes Bernardi Júnior. Nascido em 19 de agosto de 1965, em São José do Ouro, Rio Grande do Sul. Atualmente estuda desenho e pintura no Atelier Livre da Prefeitura. Em 1999, participou da Oficina de Criação Literária da PUC-RS. Além de escrever para crianças desde 1998, Hermes coordena a AEILIJ-RS e projetos de incentivo à leitura, atua como contador de histórias, dirige e escreve peças teatrais para crianças e adultos. Seu primeiro texto de teatro para crianças, Pé de sapato – uma história de muitas histórias, recebeu em 2005 o Prêmio tibicuera, na categoria Dramaturgia Original para a Infância. Em 2009 deu continuidade a seus projetos e iniciou-se na profissão de ilustrador de textos infantis. A narrativa pontilhada O emaranhado da maçaroca é seu décimo segundo título publicado.



Obras publicadas:

Editora Projeto/RS

www.editoraprojeto.com.br

Planeta Caiqueria

E um rinoceronte dobrado

Dez casas e um poste que Pedro fez



Editora Larousse do Brasil/SP

www.larousse.com.br

O emaranhado da maçaroca

Alguma coisa se encaixa

Lilliput de sorvete e chocolate

Centopeia - em co-autoria


Editora Escala Educacional/SP

www.escalaeducacional.com.br

Robinson Crusoé - adaptação para crianças


Editora DCL/SP

www.editoradcl.com.br

Casa botão



Editora Artes e Ofícios/RS

www.arteseoficios.com.br

Doido pra voar



Editora Mundo Mirim/SP

www.mundomirim.com.br

Tem um furo nessa história



Editora Biruta/SP

www.editorabiruta.com.br
Pé de sapatos - uma história de muitas histórias


Editora Zit/RJ

www.ziteditora.com.br

Medo dó de medo monstro



Do autor

Abecedário alegre do porto
A torre da usina
O segredo do rio
Pé de sapatos - diário de bordo (teatro)

No exterior
Mococombo's Island - em co-autoria
edição trilíngue para o Family Literacy Program
do Congreso de Latinos Unidos/Filadélfia/EUA


AÇÕES 
As turmas do 5º ano (51) Profª Nália Fleck e da 5ª série (52) Profª Isabel Forte desejavam descobrir o que se esconde por trás da poesia e dentro da caixa de sapatos. Quando a oportunidade se apresentou, os alunos e alunas penetraram num mundo diferente, repleto de aventuras e de seres estranhos numa viagem com o encantamento da poesia que parece não ter fim. O mergulho neste universo de fantasia e imaginação propiciou o encontro com seus medos, com seus sonhos e com seu amor. Nossos alunos e alunas também abriram esta porta da imaginação e o que será que dela saiu...
– a partir da leitura do livro E um rinoceronte dobrado foram feitas poesias em sala de aula, construindo um livro de poesias.

– interpretação através da construção de perguntas ao autor...
- interpretação através da leitura.


IMAGENS







Nenhum comentário:

Postar um comentário