PROGRAMA DE LEITURA "FOME DE LER"
Publicado por baitasar
Data: 27 de setembro de 2011
www.editorabiruta.com.br
A literatura infanto-juvenil e a Fome de Ler
Autor adotado: Hermes Bernardi Júnior
Presidente AEILIJ - Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil
Escritor e Ilustrador de LIJ
Data: 27 de setembro de 2011
Horário: 9 horas
OBJETIVOS
Com o desenvolvimento do programa na Escola Bartolomeu de Gusmão, se teve como objetivo principal despertar o interesse nos alunos e nas alunas por ouvir histórias e manifestar sentimentos, experiências, idéias e opiniões. Que os alunos e alunas reajam com interesse por ler e ouvir a leitura especialmente dos textos do autor para que podermos preparar coletivamente diferentes atividades. Também, temos como objetivo que os alunos e alunas tomem emprestado os livros da obra do escritor adotado. Além disso, poder participar em situações de intercâmbio oral que requerem: ouvir com atenção, intervir sem sair do assunto tratado, formular e responder perguntas, explicar e ouvir explicações, manifestar e acolher opiniões, adequar as colocações às intervenções precedentes, propor temas.
JUSTIFICATIVA
Este Programa justifica-se pela importância do trabalho com o texto literário e que este esteja incorporado às práticas cotidianas da sala de aula, visto tratar-se de uma forma específica de conhecimento.
SOBRE O AUTOR CONVIDADO
Neste ano tivemos a honra de contar com a presença em nossa escola do escritor Hermes Bernardi Júnior. Nascido em 19 de agosto de 1965, em São José do Ouro, Rio Grande do Sul. Atualmente estuda desenho e pintura no Atelier Livre da Prefeitura. Em 1999, participou da Oficina de Criação Literária da PUC-RS. Além de escrever para crianças desde 1998, Hermes coordena a AEILIJ-RS e projetos de incentivo à leitura, atua como contador de histórias, dirige e escreve peças teatrais para crianças e adultos. Seu primeiro texto de teatro para crianças, Pé de sapato – uma história de muitas histórias, recebeu em 2005 o Prêmio tibicuera, na categoria Dramaturgia Original para a Infância. Em 2009 deu continuidade a seus projetos e iniciou-se na profissão de ilustrador de textos infantis. A narrativa pontilhada O emaranhado da maçaroca é seu décimo segundo título publicado.
Obras publicadas:
Editora Projeto/RS
www.editoraprojeto.com.br
Planeta Caiqueria
E um rinoceronte dobrado
Dez casas e um poste que Pedro fez
Editora Larousse do Brasil/SP
www.larousse.com.br
O emaranhado da maçaroca
Alguma coisa se encaixa
Lilliput de sorvete e chocolate
Centopeia - em co-autoria
Editora Escala Educacional/SP
www.escalaeducacional.com.br
Robinson Crusoé - adaptação para crianças
Editora DCL/SP
www.editoradcl.com.br
Casa botão
Editora Artes e Ofícios/RS
www.arteseoficios.com.br
Doido pra voar
Editora Mundo Mirim/SP
www.mundomirim.com.br
Tem um furo nessa história
Editora Biruta/SP
www.editorabiruta.com.brPé de sapatos - uma história de muitas histórias
Editora Zit/RJ
www.ziteditora.com.br
Medo dó de medo monstro
Do autor
Abecedário alegre do porto
A torre da usina
O segredo do rio
Pé de sapatos - diário de bordo (teatro)
No exterior
Mococombo's Island - em co-autoria
edição trilíngue para o Family Literacy Program
do Congreso de Latinos Unidos/Filadélfia/EUA
AÇÕES
As turmas do 5º ano (51) Profª Nália Fleck e da 5ª série (52) Profª Isabel Forte desejavam descobrir o que se esconde por trás da poesia e dentro da caixa de sapatos. Quando a oportunidade se apresentou, os alunos e alunas penetraram num mundo diferente, repleto de aventuras e de seres estranhos numa viagem com o encantamento da poesia que parece não ter fim. O mergulho neste universo de fantasia e imaginação propiciou o encontro com seus medos, com seus sonhos e com seu amor. Nossos alunos e alunas também abriram esta porta da imaginação e o que será que dela saiu...
– a partir da leitura do livro E um rinoceronte dobrado foram feitas poesias em sala de aula, construindo um livro de poesias.
– interpretação através da construção de perguntas ao autor...
- interpretação através da leitura.
IMAGENS
Nenhum comentário:
Postar um comentário